Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
VOLTAR
BLOG
Comece a traçar metas para 2018!

Fim de ano está logo ali e é natural fazer um balanço daquilo que foi bom e ruim, e assim, traçar as metas para 2018. Para nós da CareClub não é diferente. Pensamos em tudo o que conseguimos fazer pelos nossos atletas e planejamos como melhorar ainda mais no próximo ano. Pensando nisso, nosso médico do esporte Rodrigo Brochetto Ferreira preparou algumas dicas para quem pretende começar a praticar um exercício em 2018 e para quem visa melhorar a performance.

Dicas para os iniciantes:
1- Esteja certo que está preparado para começar. Uma avaliação cardiológica detalhada é fundamental para a sua segurança, além de nos dar um parâmetro de prescrição do exercício.
2- Escolha um exercício que você gosta. Se você não gosta de correr ou ir na academia, por mais disciplinado ou comprometido que seja, uma hora deixará de ter prazer em praticar o esporte. Então, se gosta de nadar, nade, se gosta de pedalar, pedale.
3- Tenha um parceiro para te incentivar naqueles dias em que você não quer sair de casa.
4- Sempre tenha contigo no carro ou na mochila o seu material esportivo. Isso fará com que você não perca tempo e não precise passar em casa antes de ir para a pista, o parque ou mesmo a academia do prédio.
5- Trace metas alcançáveis. Não foi da noite pro dia que você ganhou uns quilos extras ou se tornou sedentário, portanto não vai ser da noite pro dia que vai corrigir isso. O número de treinamentos na semana, a duração e a intensidade de treino devem aumentar gradualmente, em torno de 10% por semana. Comece aumentando a freqüência dos treinos, depois aumente o tempo total de cada sessão e quando estiver pronto, aumente a intensidade. Após a fase inicial, a variação do tipo de estimulo também é importante. Alterne treinos longos com intensidade baixa/moderada com treinos curtos mais intensos, encaixando na sua rotina de acordo com a disponibilidade de tempo.

Dicas para os atletas:
1- Trace objetivos. Tenha provas alvo e foque nelas. Faça a periodização dos seus treinos visando aquelas competições que considere mais importantes. Assim, conseguiremos planejar os treinos para que você chegue no seu melhor momento no ano exatamente na época da prova.
2- Se alimente bem para os treinos. A nutrição periodizada de acordo com a planilha de treino te dará a energia necessária para cada momento da temporada. Além do momento certo de se alimentar, dependendo do treinamento você deverá comer mais ou menos calorias, carboidratos, proteínas e gorduras. Em certos momentos será importante o uso de um suplemento, e, me outros, de outro.
3- Treine a técnica do seu esporte. O gesto executado de uma maneira mais correta torna o atleta mais eficiente, necessitando fazer um esforço menor para desenvolver a mesma intensidade.
4- Se recupere entre treinos e entre competições. Após receber um estímulo, nosso corpo precisa de tempo para estocar energia novamente dentro do músculo, regenerar pequenas lesões e gerar uma supercompensação, ou seja, estar mais preparado do que antes, para uma nova sessão de treino. Lembre-se: descanso é treino.
5- Trace metas alcançáveis. Apesar da capacidade de melhora no esporte ser muito grande, ela não é infinita. Todos nós nascemos com um limite, determinado geneticamente. Podemos ter uma idéia dele através do VO2máx. Realizando treinos periodizados, nutrição adequada, correção de gesto esportivo e treinos de força conseguimos aumentar nosso VO2máx absoluto em torno de 15%. Com treino, conseguimos chegar nos limiares mais lentamente. Por exemplo, em uma maratona corremos próximos ao primeiro limiar. Com o treinamento podemos fazer um atleta que chegaria no primeiro limiar correndo a 12km/h alcançá-lo a 14km/h, pois ele estará mais eficiente, melhorando assim o tempo de prova de 3h30 para 3h, neste caso. Porém, como o primeiro limiar é uma fração do VO2máx, essa melhora é limitada.

Portanto, não importa qual é o seu projeto para 2018, o nosso é ajudá-lo a conquistá-lo. No que for possível, nossa equipe de médicos do esporte, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos estará a sua disposição.

Artigos Relacionados
UNIDADE IBIRAPUERA
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 - Jardins - São Paulo
Telefone: (11) 3050-5570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
(11) 94325-3234
UNIDADE IPANEMA
Rua Prudente de Moraes, 1.788 Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3875-0812
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado 7h às 13h
(21) 99819-8489
UNIDADE ITAIM
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Telefone: (11) 3050-5571
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado de 7h às 13h
(11) 94309-8377
UNIDADE PIRACICABA
Av. Torquato da Silva Leitão, 393 São Dimas - Piracicaba
Telefone: (19) 3375-2400
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(19) 99666-2400
UNIDADE PORTO ALEGRE
(Watt House) Rua Dona Laura, 570 Rio Branco - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 2103-9576
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(51) 99245-3163
UNIDADE RECIFE
Rua Amazonas, 211 Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: (81) 3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 8h às 12h

A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter