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5 dicas para (enfim) engrenar na atividade física

Vai ano, vem ano, e a promessa de aderir a (ou retomar) um estilo de vida mais saudável, com prática regular de atividade física, não sai da sua lista? O médico do esporte Matheus Gazola, da Care Club Porto Alegre, lista algumas dicas para você conseguir sair de vez do sedentarismo ou daquele eterno “começa-para-começa-para”. “Hoje em dia o sedentarismo é visto como o novo tabagismo”, diz Matheus. “Ter um estilo de vida mais ativo é primordial para um envelhecimento bem sucedido.”

1) Busque uma atividade física que seja prazerosa: é impossível manter qualquer atividade a longo prazo se você achar ela chata demais. É claro que, se você nunca se exercitou, mesmo o exercício prazeroso será duro no início. Insista que o prazer logo fala mais alto.

2) Inclua o exercício na sua rotina: aquele papo de “quando der eu vou” é furado e tende a não dar certo. Para que de fato você cumpra a meta de transformar a atividade física em algo regular, estipule um horário bem definido e cumpra-o. Só assim o exercício vira hábito.

3) Busque um parceiro de treino ou uma turma: tem dias que a preguiça aparece mesmo e, nestas horas, ter alguém que te puxe faz toda a diferença. Um colega ou uma equipe podem te ajudar a cumprir metas. Se você marca de treinar com alguém, o compromisso é maior. Parece loucura, mas tendemos a ser mais responsáveis com os outros do que conosco.

4) Estabeleça metas reais: é bacana sonhar, mas não alto demais. Pense em objetivos que você possa atingir a curto ou médio prazo, para se sentir mais estimulado. Os muito impossíveis podem te dar vontade de parar no meio do caminho.

5) Não se compare com os outros: olhe para o lado se isso for inspirar você a ser cada dia melhor, mas não se você for daquele tipo pessimista e muito autocrítico, que sempre acha que o outro está em melhor forma do que você. Isso pode ser frustrante e prejudicar sua aderência aos treinos.

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