Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
Low carb e performance esportiva combinam?

O conceito da dieta low carb é ingerir menos carboidrato. Com isso, haveria uma maior perda de peso. Simples, não? Nem tanto. “A eficácia da estratégia varia de paciente para paciente”, afirma Humberto Nicastro, nutricionista esportivo da Care Club. “E não basta reduzir os carboidratos, é preciso pensar também na qualidade deles. Em teoria, a low carb exclui farinha branca e derivados e o açúcar, ou seja, carboidratos simples. E dá preferência àqueles de frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, raízes e tubérculos.”

Segundo Nicastro, essa é uma das estratégias e não a única nem a melhor. Se bem executada, pode sim ajudar na perda de peso, melhoria da saúde, redução de gordura corporal e até mesmo para performance no esporte. “É possível conciliar low carb e desempenho. Mas o processo não é contínuo. Em alguns momentos da planilha, o low carb vai se fazer presente e, em outros, não. Isso se chama periodização dietética, feita com base na planilha de treino. Tudo visando potencializar as adaptações que o exercício induz e melhorar a performance”, afirma.

Mas para a pessoa conseguir seguir a dieta, ela precisa se organizar e estabelecer uma rotina. “Dietas restritivas visando perda de peso ou performance exigem organização”, diz Nicastro. Não existe contraindicação à estratégia, mas o nutricionista deve ter o bom senso de avaliar, junto ao paciente, se ela funciona ou não para ele. “Aqui na Care, temos o princípio de que dieta boa é aquela que você consegue fazer. Porque só há resultado com aderência. Eu brinco que ir ao nutricionista hoje é como comprar um carro: você vai escolher um modelo de dieta, e cada um deles tem vantagens e desvantagens”, complementa Nicastro.

Não há contraindicação, mas geralmente elas não são uma boa opção para quem ainda não passou por uma reeducação alimentar. “Essas pessoas precisam aprender a comer primeiro, a ter consciência alimentar, antes de pensar em quantidade. Não adianta nada eu pegar alguém que na primeira consulta mostra que tem um comportamento compulsivo em relação a carboidratos, especialmente doces, e entrar com uma dieta restritiva. Ela não vai lidar bem com essa restrição, vai furar a dieta e não terá resultado”, conclui. 

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter