Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
Conheça a Terapia por Ondas de Choque, grande aliada no tratamento de lesões crônicas e agudas

Aliada da medicina esportiva no tratamento de lesões, a Terapia por Ondas de Choque (TOC) requer indicação médica. Disponível como opção de reabilitação na Care Club, ela tem sido cada vez mais usada, com grande eficácia. Os fisioterapeutas Renan Malvestio e Ricardo Casemiro explicam o que é a TOC e quando ela deve ser utilizada.

O que é a Terapia por Ondas de Choque?

Ricardo: É uma terapia que utiliza ondas acústicas capazes de gerar energia no local da lesão, melhorando o ponto onde elas se concentram, no geral tanto as tendíneas quanto as musculares (patologias miotendíneas e musculoesqueléticas). Ela pode ser usada tanto na fase mais aguda da lesão quanto nas crônicas. A função primordial da TOC é acelerar o processo de cicatrização, porque ela melhora muito a regeneração e faz uma reparação local interessante, com melhor velocidade e um ganho muito mais rápido que outros tipos de abordagem terapêutica atualmente.

Renan: As ondas geram uma agudização controlada da lesão, ativando e potencializando os mecanismos fisiológicos de recuperação. Por isso a terapia funciona bem tanto em lesões agudas quanto naquelas crônicas que estão com evolução estagnada. 

Há outros efeitos terapêuticos?

Ricardo: Sim, os efeitos clínicos também incluem aumento do metabolismo e da microcirculação locais e aumento de síntese de colágeno. As ondas promovem relaxamento muscular, fator que beneficia ainda mais o quadro do paciente, e têm função importante em tratamentos de calcificação tendíneas, as famosas tendinites calcárias. É importante lembrar que, em todos os casos, é necessária a indicação médica. O ortopedista precisa identificar a necessidade da onda de choque no tratamento e acompanhar a evolução clínica do paciente.

Quais são as principais indicações?

Renan: São as tendinites insercionais, a fascite plantar, a tendinite calcária. Muitas vezes a terapia por ondas de choque é usada como alternativa ao tratamentos fisioterápicos que não funcionam, mas na Care Club isso é diferente. Desde o início ela é considerada uma opção pela equipe médica, porque aqui nossa preocupação é sempre integrar a TOC a todo o contexto do tratamento fisioterápico. Se ela for indicada, vamos investigar as causas dos mecanismos daquela lesão para que ela não seja recorrente – o que pode incluir uma reeducação funcional no protocolo.

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter