Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
Entenda como seu VO2 interfere na sua performance

O VO2 máximo é nossa capacidade máxima de consumir oxigênio para produzir energia. Este índice é considerado um bom indicador de performance. “Pessoas pouco treinadas têm uma capacidade maior de aumentar seu VO2max com treinamentos (tanto treinos longos de baixa intensidade quanto treinos mais curtos de alta intensidade), mas quanto mais treinada é a pessoa, menos ela consegue aumentar esse índice”, afirma Guilherme Dilda, médico do esporte da Care Club.

Esse número tende a diminuir com a idade pois perdemos fibras musculares aeróbias com o tempo, diminuindo nossa capacidade de aproveitar o oxigênio. O auge do VO2 acontece em torno de 22 a 25 anos. O processo de treinamento, condicionamento e fortalecimento é capaz de retardar essa perda. Saiba a seguir como usar esse número a seu favor.

Como descobrir o seu:

No teste ergoespirométrico. Diferentemente de fórmulas e testes de campo, o ergoespirométrico consegue mensurar de forma direta o VO2 máximo. O teste é uma prova de esforço máximo feita tradicionalmente em esteira ou bicicleta, com aumento progressivo do esforço. O teste é feito com uma máscara ou bocal, mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial, para análise dos gases respiratórios, além de eletrodos sobre o tórax para monitoramento cardíaco. A duração total do esforço é entre oito e 12 minutos, sendo que o final do teste é indicado pelo próprio paciente. A periodicidade dos exames depende muito dos objetivos de cada um. 

VO2 x performance:

Normalmente o teste é indicado no início do macrociclo (ciclo de treinamentos para a prova-alvo) para entender as zonas metabólicas e prescrever o treino e outro teste pré-prova para quantificar a melhora da capacidade aeróbica/anaeróbica do indivíduo e ajudar na estratégia de prova. 

“Sabendo as suas zonas de intensidade, seu treinamento será muito mais efetivo. Quando o teste é feito antes de uma prova, consegue indicar com mais clareza um ritmo seguro e idea”, explica Dilda.

Posso evoluir com um VO2 baixo?

Sim! Os treinamentos melhoram as velocidades dos limiares, ou seja, você prolonga o tempo que consegue correr em uma determinada velocidade. Embora o VO2 máximo seja um indicador de performance, não necessariamente o maior VO2 máximo será o do melhor corredor. Por exemplo, a velocidade de corrida do 1 limiar metabólico - o ponto do exercício no qual inicia-se o acúmulo de lactato no sangue - é considerada um bom indicador de performance para atletas de resistência. Portanto, em uma maratona, um atleta que tenha um VO2 máximo menor, mas uma velocidade no 1 limiar maior, tem uma tendência a ter um melhor desempenho na prova pois a velocidade que conseguirá manter será mais rápida.

Há como melhorar meu VO2 máximo?

O VO2 máximo depende basicamente da nossa capacidade de extrair oxigênio do ar inspirado, da quantidade de sangue oxigenado que o nosso coração é capaz de jogar para os músculos e da capacidade que nossos músculos têm de usar esse oxigênio. “O treino pode aprimorar a eficiência do nosso coração e a capacidade dos músculos no aproveitamento de oxigênio, conseguindo, portanto, melhorar o VO2. O processo de treinamento, condicionamento e fortalecimento é capaz de aumentar nosso VO2 máximo. Mas cada pessoa tem um VO2 máximo limite, por isso, quanto mais treinado o corredor, mais difícil é ele aumentar o VO2 dele”, complementa Dilda.

Artigos Relacionados
Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter