Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
Pubalgia: conheça os sintomas e fatores de risco

A pubalgia é uma lesão que ganhou destaque por acometer alguns jogadores de futebol famosos, mas pode acontecer com muitos esportistas amadores. O sintoma mais comum é dor na região baixa do abdômen e na virilha. “Essa doença acomete a articulação dos ramos púbicos, chamada de sínfise púbica, localizada na região inferior do abdômen em frente à bacia. É frequente em atletas praticantes de futebol, corrida e tênis, normalmente homens. E o maior fator de risco são os exercícios repetitivos”, afirma o ortopedista especialista em quadril da Care Club Bruno Rosa.

A principal causa da doença é um desequilíbrio de força entre dois músculos: os do reto abdominal e os dos adutores. “Essa diferença de força cria um conflito na região da articulação, causando dor e inflamação local. Se associamos esse desbalanço e exercícios repetitivos, geramos um ambiente favorável para a pubalgia”, complementa Bruno.

O diagnóstico é feito por meio dos sintomas e de exames. “A queixa principal é a dor na região inferior do abdômen, que pode irradiar para coxas, virilha e períneo, exacerbada na prática esportiva. A presença de hérnia inguinal deve ser eliminada após uma avaliação do cirurgião geral e de um ultrassom. Também solicitamos uma ressonância magnética para confirmação diagnóstica e avaliação da extensão da doença no púbis e grupos musculares envolvidos”, conta Bruno.

O tratamento da pubalgia é longo e passa por vários processos. Deve ser acompanhado pelo ortopedista e principalmente pelo fisioterapeuta. Ele começa com o básico: repouso e anti-inflamatórios. “Em seguida, vem a fisioterapia: é ela que vai ajudar o paciente a conquistar o desejado equilíbrio muscular”. Uma mudança na preparação física do atleta ou uma adaptação dos treinos de fortalecimento e alongamento desses músculos pode ser necessária. 

Se o tratamento clínico não resolver o problema, há a opção do tratamento cirúrgico, onde procedimentos de liberação e relaxamento muscular podem ser realizados com o mesmo objetivo de equilíbrio da articulação do púbis.

Artigos Relacionados
Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter