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O Sprint Triathlon é uma prova de curta distância mas que exige cuidados

“Ironman é a distância difícil”, “Sprint Triathlon é moleza”, “Triatleta de verdade faz Ironman”. Se você já ouviu uma dessas frases ou pensa dessa maneira, saiba que o Sprint, apesar das distâncias mais curtas, merece respeito. “Admiro muito os triatletas de longas distâncias pela coragem de enfrentar um grande desafio e, principalmente, pela dedicação e disciplina nos treinos. Mas menosprezar o Sprint não é nada justo”, defende o médico do esporte da Care Club Paulo Puccinelli.

Segundo ele, para quem começa a treinar triathlon a distância Sprint – 750m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida - é a melhor opção para prova de estreia. “Melhor ainda se for um evento bem organizado e preparado para receber os marinheiros de primeira viagem”, afirma Paulo. Já os triatletas experientes em busca de performance podem aproveitar a distância mais curta para competir em alta intensidade e deixar a disputa por posições até os metros finais de prova.

O médico explica que, como em qualquer esporte, no Sprint Triathlon o iniciante também deve respeitar a progressão e evolução na prática da atividade. “Apesar de curta, a modalidade exige preparação, afinal serão entre uma e duas horas de prova. A rotina de treinos deve evoluir até se tornar um hábito diário, com pausas programadas para descanso, sempre respeitando os sinais de cansaço do corpo”, ele explica. “O iniciante vai gerar novas demandas metabólicas e requisitar grupos musculares ainda não habituados àquela atividade, por isso a adaptação é fundamental.”

O ortopedista da Care Club Pedro Pontin tem outras dicas para quem decide começar, a primeira delas é planejar antecipadamente a preparação, idealmente com uma equipe multiprofissional de apoio (médico do esporte, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista). Para prevenir lesões osteoarticulares, o médico também alerta para a necessidade de seguir sempre um treinamento com volume e intensidade adequados. “Para ter musculatura saudável, articulações com boa mobilidade e flexibilidade é essencial manter o ritmo indicado”, diz Pedro. “Lesões provocadas por sobrecarga são muito comuns em triatletas, e sua prevenção envolve cumprir a rotina proposta, incluindo os intervalos de descanso.”

Pedro Pontin também alerta sobre a importância de não postergar para avaliar queixas de dor. “É importante perguntar aos profissionais que o acompanham sobre os sintomas. Consultar o ortopedista pode proporcionar um diagnóstico precoce e propiciar um tratamento mais efetivo e em menor tempo de recuperação.”

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