Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
Como prevenir e tratar lesões no manguito rotador

O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões responsáveis pela estabilização e manutenção da posição do ombro. São bastante suscetíveis a lesões por sobrecarga em esportes de arremesso - como tênis, vôlei, handebol – e de repetição, como a natação. Mais recentemente, tem acometido também praticantes de crossfit.

O tipo mais comum de lesão na região é a tendinopatia, um processo de degeneração/inflamação que ocorre no tendão. “Ele vai se degenerando por excesso de uso ou microtraumas e o principal sintoma é dor ao levantar o ombro”, afirma Fernando.  Esse tendão pode se romper se a tendinopatia não receber o tratamento adequado ou no caso de um trauma maior, causado por uma contração brusca e que causa dor aguda. 

Dor na região e perda de força são sintomas comuns, mas a ressonância magnética se faz necessária para confirmar o diagnóstico e apontar o grau da lesão. “No caso de uma tendinopatia, o tratamento costuma começar com anti-inflamatórios locais e fisioterapia para alívio de dor e recuperação do tendão e evoluir para exercícios que melhoram o gesto esportivo, ou seja, aquele mecanismo que está causando o problema”, releva Fernando.

A cirurgia é indicada em casos de ruptura parcial ou total do tendão em que a fisioterapia não foi capaz de recuperá-lo e o paciente é uma pessoa muito ativa fisicamente. Ela é feita por meio da astroscopia, procedimento em que o médico usa uma haste com uma micro câmera na ponta. “Na ruptura, o tendão se solta do osso e, na cirurgia, nós o reinserimos nele”, diz Fernando.

A lesão é multifatorial, depende de características genéticas e da constituição física do atleta, mas a melhor maneira de evitar o problema é procurar um ortopedista, médico do esporte ou fisioterapeuta para uma avaliação completa do gesto esportivo. “Na prática de esportes de repetição, como a natação, em que o atleta faz o mesmo movimento inúmeras vezes e em sequência, é fundamental que esse gesto seja realizado de maneira correta.”

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter