Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
5 dicas para correr no frio

 

As baixas temperaturas podem até assustar, mas não devem fazer a gente desistir dos nossos objetivos de treino. E se a ideia é seguir firme na planilha, é preciso tomar alguns cuidados para não ter problemas nem adoecer nos dias mais frios. Confira a seguir as dicas do médico do esporte da CareClub Rodrigo Brochetto.

Melhor horário

“Assim como não é recomendado treinar com muito calor, não é aconselhável correr nas horas mais frias do dia, como as primeiras da manhã. Porém, se não houver outra opção, esteja preparado, faça um aquecimento mais longo e mantenha-se aquecido e seco.”

Como se vestir

“O maior problema ao treinar no frio é a inspiração de ar frio, principalmente em exercícios mais intensos em que o volume de ar é muito grande e não há tempo suficiente para esquentá-lo no caminho até o pulmão. Para ajudar nesse processo, use roupas que esquentem a região do tórax. Como transpiramos no treino mesmo no inverno, tenha uma toalha ou uma troca de roupa seca. Ao chegar em casa, tome um banho quente. Se você continua molhado por causa do suor, acaba perdendo mais calor para o ambiente, o que não é interessante.”

A questão da respiração

“Quando treinamos mais intensamente e precisamos de mais oxigênio, automaticamente usamos a boca, pela maior capacidade de inspirar um volume maior e em uma velocidade mais rápida. É função da mucosa do nariz aquecer e umidificar o ar. Se nós respiramos pela boca, essa função não será feita. Então temos que usar outros artifícios para esquentar o ar, como usar roupas que aqueçam o tórax e fazer um aquecimento mais longo.”

O risco da hipotermia

“Existem alguns fatores de risco para hipotermia: treinos longos e de baixa intensidade, dias muito frios, esportes aquáticos - principalmente quando a água está mais gelada - e apresentar um baixo percentual de gordura. O que pode ajudar a evitar o problema: programar-se para treinar em um momento de temperatura não tão baixa e usar roupas e acessórios que evitem a perda de calor para o ambiente.”

Evite doenças

“O ar frio e seco causa inflamação da mucosa nasal. A resposta para isso é a produção de muco. Essa combinação - inflamação e muco - favorecem a proliferação de vírus e bactérias. Porém, o que realmente aumenta o número de casos de infecções é que em dias frios e chuvosos a tendência é ficar em ambientes fechados com outras pessoas e isso facilita a transmissão de doenças.”

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter