Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
VOLTAR
BLOG
Radicais Livres X Antioxidantes conheça as diferenças

Apesar dos radicais livres serem muito úteis e indispensáveis  ao nosso organismo também são conhecidos como vilões. Eles passam a ter um efeito prejudicial no nosso corpo quando ocorre um aumento excessivo em sua produção ou diminuição dos agente oxidantes, predominando um excesso de radicais livres no organismo gerando o STRESS OXIDATIVO.

Em desportistas a produção de radicais livres acontecem durante e após o exercício físico, contribuindo para o aparecimento de fadiga e lesões musculares. Incluem-se no grupo de risco de ter essa lesão muscular qualquer pessoa que corra mais que 48 km por semana, ou treine no limite acima de 80% da freqüência máxima por pelo menos 5 horas toda semana. Se esse estresse for muito alto o corpo pode reagir com inflamações internas além de queda no sistema imunológico.

Os radicais livres são formados, normalmente no organismo, a partir de gorduras insaturadas em presença de oxigênio, e sua produção pode ser aumentada por fatores externos como; exposição à luz solar, ao ozônio, fumo e fumaça de cigarro, álcool, stress, alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc) e outro poluentes ambientais.  Quanto mais uma pessoa fica expostas a esses fatores externos, maior a quantidade de radicais livres que se acumulam em seu corpo,  podendo causar envelhecimento precoce, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer, infarto do miocárdio e alguns tipos de anemia.

Varias substancias contribuem para o combate aos radicais livres e essas substancias são chamadas ANTIOXIDANTES.

Os antioxidantes são poderosos nutrientes capazes de inibir a oxidação. Trabalham como um time para proteger as células, desativando os radicais livres ou impedindo reações químicas iniciadas pelos radicais livres.

Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e os “TOP TEN” são:

VITAMINA C “Ácido ascórbico”, vitamina hidrossolúvel importante para a resposta imune. Protege a vitamina A e E Frutas cítricas (laranja, Kiwi, morango) e vegetais verdes escuros (espinafre, brócolis, couve)
VITAMINA E Vitamina lipossolúvel cujo o excesso é prejudicial. Eficiente sob altas concentrações de oxigênio. Gérmen de trigo, abacate, óleos de soja, amêndoa, gemas de ovo, nozes.
BETA- CAROTENO É convertido em retinol, essencial para a visão, e protege contra danos solares Cenoura, tomate, batata doce,  manga, abacaxi, espinafre, damasco seco, abóbora.
SELÊNIO Estimula o sistema imune, ajuda a prevenir câncer, artrite, doenças cardio vasculares, ataques cardíacos e previne o envelhecimento precoce. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.
ZINCO Intervem no metabolismo de proteínas e sistema imunológico. Carnes, peixes, aves , leite, cereais integrais e feijões.
LICOPENO Estudos relacionam à prevenção de câncer de próstata, alem de ser beneficente para os ossos  e pele. Principalmente nos tomates.
FLAVONOIDES Previne ataques cardíacos e inibem os hormônios que provocam o câncer. Chá verde, vinho tinto, frutas cítricas, uvas e maçãs.
COENZIMA Q10 É necessária par ao metabolismo de gordura e produção de energia. Alimentos marinhos
OMEGA 3 Inibem o estrogênio, combatem inflamações. Óleo de canola, linhaça nozes e peixes.
ISOFLAVONAS Inibem a acumulação de estrogênio e destroem as enzimas cancerígenas. Soja.

É NECESSARIO SUPLEMENTAR??

Estudos mostram que pessoas que tomaram doses diárias de vitaminas e minerais por mais de dez anos, não tiveram uma melhora na saúde nem viveram mais do que pessoa que não usaram os suplementos.

A suplementação de vitaminas e antioxidantes , se utilizada, deve ser com acompanhamento  e avaliação criteriosa com controles laboratoriais precisos, pois o excesso de alguns nutrientes podem passar a ter o efeito contrario, ou seja, aumentar a oxidação.

Uma alimentação equilibrada rica em hortaliças e frutas  e  evitar exposição aos fatores externos formadores de radicais livres, é a melhor conduta  e mais segura, para obtenção dos benefícios máximos para a saúde a partir dos antioxidantes.   Uma possível suplementação somente seria indicada para corrigir um quadro real de deficiência nutricional.

por Dra. Yana Glaser – Coordenadora da equipe de Nutrição da CareClub

UNIDADE IBIRAPUERA
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 Jardins - São Paulo - SP - CEP: 01401-002
Telefone: (11) 3050-5570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
(11) 94325-3234
UNIDADE IPANEMA
Rua Prudente de Moraes, 1.788 Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3875-0812
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado 7h às 13h
(21) 99819-8489
UNIDADE ITAIM
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341 Itaim Bibi - SP - CEP: 04544-000
Telefone: (11) 3050-5571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
(11) 94309-8377
UNIDADE PIRACICABA
Av. Torquato da Silva Leitão, 393 São Dimas - Piracicaba
Telefone: (19) 3375-2400
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(19) 99666-2400
UNIDADE PORTO ALEGRE
(Watt House) Rua Dona Laura, 570 Rio Branco - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 2103-9576
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(51) 99245-3163
UNIDADE RECIFE
Rua Amazonas, 211 Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: (81) 3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h

A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter