Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
VOLTAR
BLOG
5 DICAS PARA CONTROLAR OS NERVOS ANTES DE UMA PROVA

Existem muitas razões para um atleta se sentir nervoso antes de uma prova. Seja ela a sua primeira corrida ou o triathlon de número 50 , quando você está em pé na praia esperando o momento da largada, você provavelmente irá experimentar um tipo de ansiedade pré-prova. É normal e compreensível se sentir nervoso quando se esta prestes a encarar um novo desafio ou enfrentar algo importante e de resultado incerto, e em situações como essa você pode ter os seguintes pensamentos:

 

O que eu estou fazendo aqui?

Esse não é o meu lugar.

Deveria ter treinado mais.

E se eu não conseguir terminar?

Será que vou conseguir orgulhar minha família/amigos/patrocinadores?

Seu coração começa a bater um pouco mais rápido, suas mãos podem ficar suadas. É difícil se concentrar, sua respiração fica acelerada e superficial, o estômago já não está 100%, e você se pega olhando frequentemente para o banheiro se perguntando se não deveria ir novamente antes da largada.

 

Geralmente a ansiedade pré-prova vem independente do quão preparado você está (ou não) para aquele momento, quando pode colocar sobre si pressão demais. Mas existem coisas que poderá fazer para se acalmar, se concentrar e ficar mais confiante nesse momentos que antecedem a corrida:

 

1- ACEITE O NERVOSISMO

É normal ficar nervoso. Do iniciante ao profissional mais esperiente, então aceite isso! Existirão atletas ao seu lado dizendo que não sentem nada, ou que estão preocupados ao invés de nervosos, mas se preocupe apenas com o que passa dentro de você. A ansiedade pode ser chegar a atrapalhar e não permitir que faça o seu melhor, então aceite e compreenda que ela é parte integrante desse momento. Ficar preocupado com a própria ansiedade ou em tentar controlá-la irá provavelmente deixa-lo ainda mais nervoso. Mesmo se isso chegar a atrapalhar seu descanso, e não permitir uma noite adequada de sono antes do grande dia, lembre-se que seu corpo está pronto e não serão essas horas perdidas de sono que mudarão sua história (1).

 

2- O FAMOSO “FRIO NA BARRIGA”

A carga extra de adrenalina em seu corpo quando ele entra em ação irá desencadear uma série de respostas fisiológicas, e a famosa sensação conhecida como “frio na barriga”. Se no momento em que perceber essas reações repetir para si mesmo “estou nervoso” isso pode tirar a sua concentração na largada. Esse essas sensações a seu favor, lembrando que é parte de um aquecimento interno que sei corpo faz para dizer: Estou pronto!

 

3- IMPULSIONE SUAS EMOÇÕES

As suas emoções tem um papel muito importante no seu desempenho em uma prova. Seu estado emocional irá afetar diretamente sua confiança e motivação, seja para faze-lo seguir adiante em momentos adversos ou empurra-lo nos últimos metros depois de ter dado tudo na pista. Suas emoções estão completamente ligadas a diversas alterações fisiológicas, e um estudo recente mostrou que resultador foram significativamente alterados em corridas curtas, quando os atletas imaginam um momento muito feliz de suas vidas imadiatamente antes de suas performances (2). Dê a si um grande impulso emocional mentalizando seu melhor desempenho, aquele treino especial, uma cena favorita de um filme divertido ou qualquer outra memória feliz e importante que te fará se sentir bem.

 

4- OLHE APENAS PARA DENTRO DE VOCÊ

Você está olhando ao redor e tentando se comparar aos demais atletas? Está preocupado com a possível performance daquele indvíduo visivelmente mais atlético? Ou olhando para outro indivíduo que já conheceu em outro evento e pensando que não pode ficar atrás dele? Esse tipo de situação vai enchê-lo de ansiedade e pode te atrapalhar. Precisa se concentrar no que sabe fazer, no que treinou e no quanto se preparou para estar ali, competindo ao ledo dos demais atletas. Sua performance depende somente de você pois é o seu dia, seu objetivo, sua raça e dedicação que estão sendo colocadas a prova. Evite tais comparações ou “brigas internas” mesmo durante a corrida, em qualquer momento. Confie e si mesmo e em seu treinamento. Essa é a sua jornada.

 

5- NÃO “SAIA DA PROVA”

Esta é uma das coisas mais importantes a se fazer em qualquer evento esportivo, avaliando seu desempenho e controlando sua ansiedade. Mentenha sua mente no presente momento, fique “na prova”. Não peca a concentração pensando em algum treino anterior que teve algum contra-tempo, ou então no que fará depois, qual será o próximo desafio. Mantenha-se focado no evento, nas respostas do seu corpo, em seu ritmo, respiração, e aproveite cada Km pois escolheu estar ali e ser parte disso. Divirta-se!

 

1.     Reilly, T. & Edwards, B. (2007). Altered sleep-wake cycles and physical performance in athletes. Physiology and Behavior, 90(2-3), 274-284.

2.     Rathschlag, M. & Memmert, D. (2015). Self-generated emotions and their influence on sprint performance: An investigation of happiness and anxiety. Journal of Applied Sport Psychology, 27(2), 186-199.

UNIDADE IBIRAPUERA
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 - Jardins - São Paulo
Telefone: (11) 3050-5570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
(11) 94325-3234
UNIDADE IPANEMA
Rua Prudente de Moraes, 1.788 Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3875-0812
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado 7h às 13h
(21) 99819-8489
UNIDADE ITAIM
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Telefone: (11) 3050-5571
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado de 7h às 13h
(11) 94309-8377
UNIDADE PIRACICABA
Av. Torquato da Silva Leitão, 393 São Dimas - Piracicaba
Telefone: (19) 3375-2400
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(19) 99666-2400
UNIDADE PORTO ALEGRE
(Watt House) Rua Dona Laura, 570 Rio Branco - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 2103-9576
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 7h às 13h
(51) 99245-3163
UNIDADE RECIFE
Rua Amazonas, 211 Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: (81) 3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 20h e sábado 8h às 12h

A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter