Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
ML Brasil
VOLTAR
BLOG
COMO PREVENIR E TRATAR LESÕES NOS OMBROS

A gente sabe da importância de fortalecer o corpo todo, dos pés à cabeça, e a região dos ombros não deve ficar de fora. Ela é fundamental para a estabilização de diversos movimentos e trabalhar suas articulações e músculos ajuda a prevenir várias lesões. Mas, por outro lado, se você não tiver uma boa orientação durante os treinos, pode se machucar. A seguir, o ortopedista da CareClub Fernando Brandão, especialista em ombros e cotovelos, nos apresenta às principais lesões nos ombros e ensina como fugir delas.

Principais lesões

  • Tendinites do manguito rotador (músculos ao redor da articulação do ombro), geralmente acompanhadas de inflamação da bursa (bursite). Sintomas: dor na região lateral do ombro com irradiação para o meio do braço, que piora com movimentos de elevação e ao deitar sobre o ombro. A presença de crepitações e estalidos são frequentes.
  • Tendinite do bíceps, que ocorre quando o tendão chamado “cabeça longa do bíceps” é sobrecarregado nos treinos. Sintoma: dor pontual na face anterior do ombro.
  • Estiramento ou arrancamento do lábio da glenóide (lesão labral), que é uma estrutura cartilaginosa responsável pela estabilidade do ombro. Sintoma: dor que acomete a região posterior do ombro e piora os movimentos de abertura (abdução) e rotação lateral do ombro (como no movimento de colocar a mão atrás da cabeça).

Prevenção

“A melhor forma de prevenir essas lesões é executar corretamente o exercício, buscando o movimento mais funcional possível e usando de forma equilibrada os músculos envolvidos”, afirma Fernando. Ele ainda ressalta a importância do planejamento e da progressão gradual do volume e intensidade dos treinos. “O acompanhamento de um profissional especializado é essencial para execução correta dos movimentos e para esse planejamento.”

Tratamento

O tratamento dependa da fase em que se encontra lesão. Lesões recentes, em fase aguda, geralmente são tratadas com anti-inflamatórios por períodos curtos, métodos analgésicos locais, e, eventualmente, infiltrações articulares. “Mas a reabilitação com fisioterapia é a medida mais efetiva para a recuperação da lesão e retorno ao esporte”, afirma Fernando.

Na CareClub, há profissionais especializados em reabilitação para lesões agudas e em um tipo específico de reabilitação chamado reeducação funcional, que analisa e corrige o gesto esportivo, podendo tratar o problema existente e prevenir outras lesões.

 

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615
Jardins - São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento:
6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341
Itaim Bibi – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento:
2ª à 5ª - 6h às 22h, 6ª - 6h às 21h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento:
7h às 22h e sábado 7h às 13h
Unidade Rio de Janeiro
Rua Prudente de Morais, 1.788
Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: 21-3875-0812 e 21-2540-7094
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter