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5 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA RECUPERAÇÃO PÓS-TREINO

A nutricionista Hannah Medici, da CareClub, sugere uma lista de cinco alimentos que você pode incluir na dieta para turbinar o processo de recuperação de células e músculos após os treinos.

SARDINHA

É uma excelente fonte de proteína, ótima para uma recuperação pós-treino. Além disso, ela tem uma grande quantidade de ômega 3, que ajuda a reduzir processos inflamatórios que, em excesso, podem prejudicar a recuperação muscular, e possui também a coenzima Q10, um potente antioxidante que previne o envelhecimento celular e é comprovadamente um componente que diminui o risco de doença cardiovascular, além de participar da melhora da recuperação. “O Q10 é utilizado por nossas mitocôndrias (componentes celulares que os praticantes de qualquer atividade aeróbica possuem em maior quantidade), conferindo melhor qualidade para o treino e mais saúde muscular”, diz a nutricionista.

ALIMENTOS COLORIDOS

O colorido de frutas, verduras e legumes é sinal da presença de fitoquímicos, substâncias que reduzem a inflamação muscular e garantem o equilíbrio do organismo, neutralizando os danos causados pelo estresse oxidativo do treino, garantindo menor estresse físico e mental. Além disso, reduzem o envelhecimento celular e promovem o melhor funcionamento intestinal. Capriche no verde, vermelho, amarelo-alaranjado, roxo e branco todos os dias, em suas refeições.

ÁGUA (COM RODELAS DE GENGIBRE)

Para a recuperação, é importante repor os eletrólitos e líquidos perdidos na transpiração. Ingerir muita água (ou água de coco) é fundamental. Uma boa dica é turbinar a água com rodelas de gengibre, que tem efeito anti-inflamatório, contribuindo para uma recuperação excelente.

CÚRCUMA

Ela não é um tempero muito utilizado aqui no Brasil, mas é um potente aliado contra a maior fonte de estresse oxidativo e neutralizador de radicais livres do nosso organismo. O açafrão-da-terra é fonte de curcumina, que é anti-inflamatório e antioxidante. Na versão em pó, a cúrcuma pode ser utilizada em diversos pratos, como arroz, feijão e carnes, ou até em sucos. Para que ela não perca parte de suas propriedades durante o aquecimento, polvilhe no final do preparo, direto no prato, ao realizar suas refeições.

FOLHAS VERDES ESCURAS

Além de ser uma das melhores fontes de ferro, as folha de tom verde-escuro, como espinafre e couve, são ricas em magnésio, benéfico ao coração e vital para um bom relaxamento muscular. Ele é o maestro dos minerais e participa de mais de 400 reações bioquímicas em nosso organismo, como prevenção de cãibras, diminuição de espasmos musculares, melhora do funcionamento neuromuscular e intestinal. Mas atenção: indivíduos com hipotireoidismo, um desequilíbrio hormonal da glândula tireoide, o excesso do consumo de couve pode prejudicar ainda mais a função do órgão. Portanto, seu consumo deve  ser equilibrado e variado com outras fontes de magnésio, como grão de bico, rúcula ou folhas de mostarda. Procure sempre um nutricionista para elaborar um plano alimentar e adequado às suas necessidades e hábitos de vida particulares.

UNIDADE IBIRAPUERA
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 Jardins - São Paulo - SP - CEP: 01401-002
Telefone: (11) 3050-5570
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6h às 22h e sábado 7h às 13h
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Av. Torquato da Silva Leitão, 393 São Dimas - Piracicaba
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7h às 22h e sábado 7h às 13h

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