Entre em Contato
Instagram
Facebook
Download Folder
VOLTAR
BLOG
5 dúvidas sobre entorse de tornozelo

Uma das lesões mais comuns entre as queixas ortopédicas é a entorse de tornozelo. Ela pode acontecer com crianças brincando, idosos caminhando na rua ou atletas durante a prática esportiva – não escolhe nem lugar nem hora para acontecer, basta uma torção violenta e, pronto, a lesão nos ligamentos acontece. O ortopedista Pedro Pontin, da CareClub, explica melhor o que é e como tratar.

Quais são os principais sintomas após um entorse de tornozelo?

Dor, inchaço local e dificuldade para caminhar ou até mesmo para apoiar o pé no chão, em casos mais graves.

Há diferentes graus de entorses?

Sim, a entorse de tornozelo é definida como uma lesão ligamentar pura e pode acometer toda a circunferência da articulação do tornozelo. As entorses laterais, as mais comuns, podem ser divididas em três graus, leve, moderado e grave, que levam em consideração a intensidade e as estruturas lesionadas.

Quais e como são os tratamentos?

Para instituir o tratamento, primeiramente o paciente deve ser avaliado por um médico ortopedista para afastar a existência de lesões associadas às lesões ligamentares e avaliar a necessidade de solicitar exames complementares. De maneira geral, a entorse é tratada por meio de tratamento conservador, com fisioterapia em estágios, buscando progressivamente a melhora dos sintomas e manutenção da amplitude de movimento, restabelecimento da força e da capacidade proprioceptiva da articulação. Durante esse processo, pode ser útil o uso de órteses.

É necessário repouso absoluto? De quanto tempo?

O repouso está diretamente relacionado à gravidade da lesão, da intensidade dos sintomas e da existência de lesões associadas. O tempo também pode ser variável. Nos casos pouco sintomáticos e com boa recuperação, é possível praticar algumas modalidades que não envolvam cargas excessivas no tornozelo afetado.

É possível evitar entorses? Como?

Sim, e é o mais apropriado para aquelas pessoas que levam uma vida ativa, seja na prática esportiva, seja durante suas atividades diárias habituais. É de extrema importância incorporar na rotina de seus treinamentos ou realizar frequentemente os exercícios de fortalecimento dos grupos musculares responsáveis pela inversão-eversão e flexo-extensão dos tornozelos, bem como o treino para a propriocepção. Vale lembrar que isso deve ser feito sempre com a orientação de um profissional treinado e habilitado.

 

Unidade Ibirapuera
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 Jardins
São Paulo – SP – CEP: 01401-002
Telefone: 11-30505570
Horário de funcionamento: 6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341 Itaim Bibi
São Paulo – SP – CEP: 04544-000
Telefone: 11-30505571
Horário de funcionamento: 6h às 22h e sábado: 7h às 13h
Unidade Recife
Rua Amazonas, 211
Academia Unic Boa Viagem - Recife
Telefone: 81-3326-3661
Horário de funcionamento: 7h às 22h e sábado 7h às 13h
A Care Club é uma Clínica de Medicina Esportiva que possui um conceito único e inovador, desenvolvido para proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Cadastre seu e-mail em nosso newsletter